top of page

Planejamento de Espaços

O planejamento e a organização do espaço são as chaves para descobrir e aproveitar o máximo potencial que um ambiente pode alcançar.

Antes de começar a mobiliar um ambiente, existem alguns passos fundamentais que nos guiam na direção certa para o lar perfeito para você.


Briefing de necessidades reais de ambientes

A primeira etapa de um projeto de design é o briefing e o brainstorming de ideias. Antes de tudo, você precisa avaliar sua rotina e necessidades diárias, para que elas estejam de acordo com o ambiente que irá recebê-lo todos os dias. Nossa casa precisa nos servir em primeiro lugar. Antes de tudo, devemos ter em mente que a negligência desse conceito nos traz algumas consequências rotineiras como perda de espaço útil, perda de tempo, perda de objetos e acúmulos desnecessários, além de não trazer uma sensação de satisfação e paz aos usuários da casa.


Faça uma lista de todos os itens e características que você considera essenciais em um lar perfeito para você. Aqui, vale considerar para cada ambiente:

  • Estética e efeito visual desejado

  • Textura dos materiais e cores

  • Principais atividades

  • Rotina e estilo de vida

  • Temperatura e iluminação

  • Tecnologias de suporte


Análise da situação atual - AS IS

Tendo as necessidades identificadas e os itens de escopo desejados do projeto, é hora de registrar a situação atual. O objetivo desta etapa é fazer uma análise comparativa de gaps entre o que temos hoje e para onde queremos chegar.


Ao contrário do que muitos podem pensar, reformar ou transformar um ambiente não precisa ser necessariamente caro e desgastante. Planeje antes de fazer mitigue esses dois problemas logo no início, pois conseguimos ter uma visão holística dos recursos que já temos. Atrelada ao planejamento, a pesquisa vem junto com a redução de custos e a descoberta de novas formas de usar e criar coisas a partir de coisas. Com a situação atual definida, podemos então prosseguir para a visão futura e estimativas do nosso projeto.


Definição da situação futura - TO BE

"Menos é mais.”

Essa é uma premissa importante que considero durante o processo criativo para a definição futura dos meus projetos. Uma das coisas que mais nos perturbam durante o dia em casa é o acúmulo. Excessos desnecessários nos atrapalham e nos fazem desperdiçar objetos e tempo. A casa precisa ser funcional, de forma que nos sirva, ao invés de despender um esforço enorme para servi-la e mantê-la em ordem. O fato é que, sem disciplina, a organização sistêmica da casa não pode ser mantida funcionando sem problemas. Isso só se deve à melhoria contínua dos processos existentes, o que depende fundamentalmente dos hábitos adotados. Felizmente, a definição da situação futura pode nos ajudar.


O planejamento funcional do ambiente pode nos mover na direção da ordem ou do caos. Mesmo inconscientemente, seguimos um caminho pré-estabelecido na forma de fazer as coisas, no piloto automático, e a organização de um ambiente pode fornecer esse guia para limpeza, organização e melhoria contínua, desde que planejada de acordo com nossas necessidades e rotinas, pois, de longe, o que nos faz fazer bagunça (e negligenciar nos piores casos) é viver em uma casa que não nos serve, ou até mesmo nos atrapalha durante a execução de tarefas recorrentes.


Manutenção e melhoria contínua

Para manter a casa em perfeita ordem, a disciplina e o comprometimento com o novo estilo de vida devem ser levados a sério. Primeiramente, somos regidos pelos nossos hábitos; portanto, estes devem estar atrelados aos sistemas planejados para o funcionamento das rotinas adotadas para cada ambiente, seja para descansar, cozinhar, se vestir ou limpar.


Tire um tempo para pensar e definir tudo o que você quer. Pode levar algum esforço e adaptações até chegar ao sistema ideal que funcione para você, em termos de praticidade, aumento de produtividade, sensação de paz e calma, além de outros benefícios que você obterá ao longo do caminho. Para não perder o foco, tenha sempre em mente que nossa casa é nosso templo e lugar de máxima intimidade, e que permanecer dentro dela nos impulsiona ao sucesso ou nos sabota, além de fornecer a energia e a motivação necessárias para atingir nossos objetivos e metas em qualquer projeto ao qual nos dedicamos inteiramente.

Comments


Monica Audrey | Design your life.

bottom of page