top of page

Ambientes Minimalistas

Atualizado: 15 de nov. de 2024

Um ambiente minimalista proporciona clareza, uma sensação de limpeza e nos dá o espaço necessário para cuidar de algo mais importante que isso: nós mesmos.


Bem-vindo ao seu novo lar. Ele é sempre limpo, organizado e traz mais paz do que você jamais imaginaria que poderia sentir dentro dele.


“A paz está em todo lugar quando está principalmente dentro de você.”

Você ficaria surpreso se pudesse ver hoje o que alcançaria amanhã através da disciplina e ordem da casa. Você ficaria ainda mais surpreso se mantivesse essa calma ao máximo dentro de você. É sabido que refletimos em nosso exterior o que temos dentro. O oposto também ocorre: o ambiente externo nos leva à agitação ou meditação. É através desse conceito que o minimalismo reina e está presente em todos os meus projetos, de decoração e design ou não.


O segredo do minimalismo é que ele nos dá espaço e tempo para focar nossa atenção em outra coisa que não seja o exterior, já que não há muito o que ver ou fazer de qualquer maneira. Então, há tempo para simplesmente SER. Estar presente, estar em paz e ser preenchido com esse 'vazio que preenche'. Mesmo hoje já há ciência por trás disso, pois nossos sentidos captam um enorme volume de dados, e nosso ambiente está continuamente nos influenciando e proporcionando sensações que não percebemos a princípio. Prestamos muita atenção em pessoas, tarefas e coisas aparentemente sem importância. E isso pode ser o que está faltando para atingir nosso potencial máximo de presença, ou mesmo consciência do momento presente: dispensar todas as distrações. Muitas vezes, não temos consciência do quanto essas coisas nos atrapalham, até nos livrarmos delas.


Eu sempre comparo a casa a um templo particular para cada um. Esse templo é personalizado e adaptado. Além de ser o lugar onde passamos a maior parte do tempo, ele nos abriga e nos recarrega para mais um dia, e mais um dia, e mais um dia. Com esse pensamento em mente, fica até engraçado pensar na quantidade de bagunça que se espalha pelo nosso templo. E quanto tempo gastamos limpando e consertando. Com isso, também perdemos a oportunidade de sentar e apenas sentir a presença da paz reinando em casa. Nossas tarefas domésticas precisam ser programadas com inteligência, e isso só pode ser feito com disciplina, manutenção e melhoria contínua.


O minimalismo essencialmente elimina todas essas tarefas inúteis. Ele elimina objetos, serviços extras e qualquer coisa que esteja no seu caminho. Foque sua atenção no que realmente importa. Ele não distrai, não atrapalha e não interrompe. Ele deixa o caminho aberto para olharmos para dentro, já que não há muito o que olhar para fora. Você se torna seu lar, antes de ter um lar. E sua casa ganha clareza, pois agora há espaço para enxergar. Há uma visão holística do ambiente interno e externo, sem nenhuma exaustão.


Não precisa ser da noite para o dia. O hábito de eliminar o acúmulo cresce ao longo dos dias, enquanto vamos percebendo os resultados e alimentando os hábitos sustentáveis ​​desse novo estilo de vida. Certamente, a sensação de leveza tomará conta do ambiente e das rotinas inseridas nele. E, com a constância, vem a melhoria contínua consciente.

Comments


Monica Audrey | Design your life.

bottom of page