Closet Minimalista
- Monica Audrey
- 3 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de nov. de 2024
O closet minimalista é composto por peças práticas, confortáveis, versáteis para a maioria das ocasiões e que combinam facilmente.

Um closet sucinto e de fácil acesso é montado para restringir as opções de combinação de looks. Uma vez definida sua assinatura de estilo, essa técnica nos permite manter o padrão visual que queremos sem perder tempo. Consequentemente, esse padrão marcará seu próprio estilo, que seja compatível com sua identidade ou como você quer ser conhecido e lembrado.
Buscar referência e inspiração
Antes de tudo, cada um de nós já tem suas preferências que fomos construindo ao longo dos anos. Você pode se identificar com o estilo casual, por exemplo. Essa configuração será importante para restringir a quantidade de roupas amontoadas no closet ou gaveta. Em suma, usamos sempre as mesmas roupas para os mesmos eventos rotineiros. Calculo que mais da metade das roupas de um closet não são usadas. Ainda assim, ocupam espaço e podem acumular ácaros ou umidade no pior dos casos.
Buscar referência e inspiração é uma forma de começar a seguir uma direção em direção a um estilo definido. A perda de foco nesse momento nos leva não só a acumular, mas também a perder muito tempo procurando e combinando. O exercício de combinar estilos pode ser feito apenas uma vez, ao definir peças do guarda-roupa, e esse tempo não é mais consumido no futuro. Além disso, ter um estilo definido marca sua assinatura e define conscientemente (e você realmente escolhe) como quer ser lembrado.
Economizando tempo e dinheiro
O tempo é uma das mercadorias mais valorizadas dos tempos modernos. O tempo é calculado em dinheiro potencial, "quanto custa sua hora de trabalho"? Esta pergunta dá uma ideia do que quero dizer com economia. Nosso tempo produtivo nunca foi tão caro (e procurado entre lacunas em nossas agendas cheias). Mas o tempo é apenas uma das variáveis em termos de valores envolvidos no planejamento do guarda-roupa.
Gastamos muito dinheiro comprando roupas, de fato. Em geral, fazer compras ou comer se tornaram atividades para momentos chatos. Um guarda-roupa minimalista tem o preceito de ser mínimo e adequado às nossas necessidades reais. Comprar roupas desnecessárias pode acelerar o empilhamento e a perda de foco. Com o minimalismo, não gastamos dinheiro e energia em objetos e coisas que não estão alinhados com nossos objetivos financeiros e novos empreendimentos.
Disciplina em todos os hábitos
“Somos governados por nossos hábitos.”
O novo estilo de vida leva algum tempo para entrar no piloto automático e, até lá, parecerá estranho e desconfortável. O desapego não é tão fácil até que aproveitemos os benefícios que vêm com ele. No entanto, buscar um estilo de vida que visa minimizar tarefas não é para todos. É preciso exercício consciente e meditação em torno do conceito para fazer a escolha certa em direção ao minimalismo, em todas as áreas aplicáveis da vida.
Comentários