A "rotina matinal" perfeita - para QUEM?
- Monica Audrey
- 2 de fev. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de nov. de 2024
As rotinas matinais realmente ajudam a todos, como a receita de bolo perfeita para motivação diária e aumento de produtividade?

Fomos bombardeados com vídeos, livros, estudos e posts de coaches motivacionais sobre a coisa da "Rotina Matinal". No começo, a ideia de que algumas práticas simples poderiam trazer tanta satisfação pessoal, além de ditar disciplina para o resto do dia, fez meus olhos brilharem, e eu fui uma das primeiras a consumir todo o conteúdo disponível possível, e me tornei a maníaca da rotina matinal - eu estava realmente convencida de que essa era a resposta para todos os meus problemas de procrastinação e falta de motivação em relação ao meu trabalho e projetos.
Acontece que isso não durou muitos meses. Eu me esforcei muito para obter algum valor dessas práticas, mas a verdade é que comecei a ficar cada vez mais cansada com o passar dos dias. E embora algumas dessas atividades realmente me ajudassem, toda a lista de atividades rotineiras - sagradamente programadas no calendário - era extensa e se tornou uma obrigação, o que me deixou realmente confusa, se toda a dedicação valia a pena o esforço. Viajar a trabalho, fazer consultoria para clientes e acordar às 5 da manhã estava me matando completamente. Aqui estão meus pensamentos sobre isso.
1.O Hype da Rotina Matinal
Se você não tem uma rotina matinal atualmente, pode ser rotulado de negligente ou desorganizado pela comunidade de desenvolvimento pessoal. Isso está começando a me incomodar. Se você leu alguns livros motivacionais que o inspiraram a acordar de manhã arrasando, eu já passei por isso:
The 5 am Club - Robin Sharma
The Miracle Morning - Hal Elrod
Videos no Youtube
Toneladas de livros de desenvolvimento pessoal e espiritualidade - Também gastei muito dinheiro com isso
{insira seus livros aqui ...}

O problema é que esses livros e cursos são ferramentas incríveis, mas esses métodos não funcionam para todos da mesma maneira.
2. O que funciona para VOCÊ - e somente para VOCÊ!
Eu sou bem produtiva no final da manhã e à noite. Quando tentei esses métodos e os incorporei à minha rotina, eles ocuparam meu tempo e energia de uma forma que, uma vez que eu completasse meu ritual matinal, eu não conseguiria fazer nenhum trabalho depois disso. Eu já tinha gasto todo o meu reforço matinal na lista de gratidão, na leitura matinal, na caminhada matinal, na meditação matinal, o que você quiser. Eu já estava mentalmente exausta, porque era mais como uma lista de verificação que eu tinha que fazer, logo de manhã. Missão cumprida, certo? Eu tive essa sensação muito cedo - não vi a necessidade ou a urgência de trabalhar no meu emprego atual para sentir isso. Mas, e se eu tiver um emprego das 9h às 18h em uma empresa de consultoria e tiver milhões de solicitações, reuniões e e-mails para resolver? Ah, sim, eu tenho. Então você pode imaginar o quão trágico isso foi para mim. Decidi que, se eu quisesse ser promovida no trabalho, eu precisava dar o meu melhor nas minhas prioridades - minha primeira energia do dia - e as outras atividades poderiam esperar até a tarde. Estou falando sério. Isso mudou minha vida: não me sinto mais culpada por pular a "Rotina Matinal". Se você relatar algo assim, saiba que não está sozinho.
Sua rotina matinal deve funcionar em conjunto com você. Deve ser algo para ajudá-lo a ficar mais produtivo, motivado, energizado e inspirado - Meu compromisso com minha rotina matinal estava drenando minha energia renovada, logo de manhã. Então, o que funciona para mim é mais como uma rotina noturna para fazer todos os rituais de desenvolvimento pessoal que gosto de fazer. Quando termino o dia, gosto de tomar banho, relaxar, deitar, meditar, ler, todas essas coisas boas. Mas eu uso isso como uma ferramenta para relaxar e me sentir bem durante o dia, depois de concluir todas as tarefas que tinha que fazer. Isso é o que funciona para mim: meio que um sistema de recompensa.

3. Mas, e agora?
“Somos governados por nossos hábitos.”
É hora de se livrar de ainda mais responsabilidades. Não sou contra rotinas matinais - acho que uma ótima caminhada pode acordar seu corpo adequadamente e dar energia para o trabalho. Só acho que devemos cortar tudo que pode drenar você ou atrapalhar suas tarefas de trabalho, ou fazer você se sentir culpado; e reter o que está realmente sendo benéfico e ajudando você a trabalhar melhor e a se sentir melhor, em geral.
O objetivo disso tudo é ajudar você a ser a melhor versão de si mesmo, produzir e entregar um trabalho de qualidade e se sentir satisfeito no final do dia. Lembre-se: somos governados por nossos hábitos. Personalize sua rotina e sinta prazer real em executá-la todas as manhãs com plenitude.

Comments